Uma analise de riscos deve contemplar o objetivo de um estudo de um todo, relacionando cada fator das operações com seus riscos etapa por etapa, sub-etapa por sub-etapa.
Na sua elaboração deve-se atentar para sua ideologia, métodos empregados como também técnicas de avaliação empregadas conjuntamente com o SESMT, CIPA e colaboradores operantes que conhecem a fundo as operações.
A primeira fase da analise de riscos é um estudo minucioso e critico de todas as operações enunciando etapas e sub-etapas classificando os riscos (Acidente, Químicos, Físicos, Biológicos, Ergonômicos), situações geradoras de probabilidades de ocorrências, fontes prováveis das ocorrências, conseqüência e em seguida as medidas de controle como determinação para uma boa pratica.
A segunda fase da analise de riscos e determinar a gravidade de cada probabilidade ou riscos em exposição, o tempo de exposição e o nível de tolerância à exposição.
Com este método em um quadro relacione todo o esquema em ordem para que se tenha uma idéia da seqüência do processo a se observar.
Exemplo abaixo ilustra: