técnica (ISHIKAWA) surgida no Japão, é uma técnica de estudo de analise de causa raiz que tem por objetivo encontrar em ocorrências de acidentes como também em desvios que podem gerar ocorrências de acidentes a causa ou fator gerador da causa.
A técnica objetiva encontrar suas causas geradoras e também as causas contribuintes, determinando todo e qualquer método de medidas de controle e ações a serem implantadas para inibir reincidências eventuais.
Nisto é preciso observar as fases do processo do evento ocorrido envolvendo cada fator componente que possa ser relacionado com os 6 “M’s”, (Meio ambiente, Mão de obra, Método, Matéria prima, Maquinas e ferramentas e Medição), sempre direcionando as causas contribuintes com indagações como: Por que aconteceu?, porque favoreceu?, ou o que favoreceu?, para se imaginar as relações contribuintes afim de desenvolver a idéia da ocorrência.
Com o base nos relatos adquiridos pelos envolvidos e se houver das testemunhas e pesquisas de campo, pode-se dar inicio em um esquema de organograma para tentar encontrar a raiz do evento ocorrido, discriminando em divisão de fases cada contribuinte potencial que possa ser considerado.