quinta-feira, 26 de abril de 2012

Segurança do trabalho em canteiros de obras


Em alguns canteiros de obras possuem vários ambientes e operações e são na maioria das vezes diversificadas, os quais podemos distacar:
Áreas para demolição, Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas, Carpintaria, Armações de Aço, Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas, Operações de Soldagem e Corte a Quente, Escadas, Rampas e Passarelas, Trabalhos em Altura, Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas, Andaimes e Plataformas de Trabalho, Instalações Elétricas, Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas, Armazenagem e Estocagem de Materiais e Transporte de Trabalhadores em Veículos Automotores, observando que as mesmas podem constituir atividades simultâneas e incompatíveis uma à outra.
Devido a isso os cuidados também são diversificados, onde tais riscos são identificados:
Queda de objetos em altura, queda e tropeço em mesmo nível, queimaduras, prensagem e cortes, postura inadequada, posicionamento perigoso, conflito homem maquina, atropelamento entre outros.
Por isso os procedimentos de segurança devem ser colocados em pratica, como por exemplo:
Uso dos EPIs, Sinalização de segurança, Uso dos EPCs, Treinamentos, Distanciamento de segurança, Posicionamento adequado, Iluminação adequada, Verificação das condições físicas e funcionais de todos os maquinários, dispositivos de segurança e ferramentas adequadas, equipamentos de apoio, estabelecimento de comunicação entre todos ao redor do ambiente de trabalho, entre outros.
DICAS PARA CUIDADOS EM CANTEIROS DE OBRAS
Para os trabalhos em altura devem observar todos os dispositivos e recursos disponíveis como, cinto de segurança, trava quedas e cabos vidas, guarda corpos nas estruturas superiores, além de se informarem das condições físicas de escadas plataformas e andaimes;
Edifício sem guarda-corpo nas bordas de laje é certeza de queda de trabalhador. Esta é uma das principais causas de morte nos canteiros;
O vão dos níveis superiores deve estar totalmente protegido por tela ou cancelas. A queda é quase sempre motivada por desatenção;
Nunca aproximar objetos metálicos de sistemas elétricos e energizados, e utilizar as proteções para tal;
O colaborador deve evitar os ângulos de movimento das cargas içadas, e sempre se prover de proteções individuais, observando e inspecionando cabos e cintas para içamento e sua capacidade de suporte de peso.
O conflito homem x maquina sempre tem sido um potencial inimigo nas transitações de pessoas, maquinas e veículos em áreas de operações, por isso deve-se cobrar o posicionamento e o distanciamento de segurança de todos.
Estas e outras recomendações sempre serão favoráveis na administração dos riscos existentes nos canteiros, por isso mantenha-se sempre ligado.