terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Procedimento em operações com guindastes

Ao iniciar qualquer operação de içamento de objetos deve-se avaliar toda a capacidade que o veiculo possui para erguer qualquer objeto, tomando precauções como o trafego de pessoas no local, isolando a área quando necessário, evitando a permanência de pessoas abaixo dos objetos, administrando a movimentação do objeto com uso de cabos de aço e cintas apropriadas para cada peso, não permitindo que pessoas ou trabalhadores se pendurem nos obijetos afim de equilibra-los.
Outros procedimentos que podemos tomar é procurar equilibrar os objetos nos cabos de ponta a ponta para que não ocorra situações de exigência excessiva da força humana, arrastar vários objetos amarrados uns aos outros são tidos como as famosas gambiarras, procedimentos que se devem evitar afim de que esses objetos não caiam sobre qualquer pessoa em proximidades.
Tais operações possuem riscos; tais como:
  • -Queda de objetos sobre individuos;
  • -Esmagamentos de membros;
  • -Queda de individuos que estejam pendurados nos objetos içados;
  • -Danos aos objetos içados;
  • -Acidentes seguidos de mortes.
Outra coisa a si observar é quanto ao funcionamento de todos os comandos eletrônicos dos veiculos (guindastes) e a habilitação do operador.
Essas ações preventivas como outras são importantes para que se evitem qualquer ocorrência de de incidentes e acidentes.

Nenhum comentário: