Você já se perguntou o que
seria estes passivos trabalhistas?
Toda empresa possui um
passivo, ou seja, a passividade se dá aos riscos de intervenções trabalhistas
que geralmente acontece por uma fiscalização quando na inspeção possa se
identificar irregularidades ou não conformidades com as regularizações impostas
pela legislação.
Podemos esclarecer melhor,
os passivos trabalhistas são tudo que possa proporcionar autuações e multas,
perdas judiciais e intervenções do Ministério do Trabalho, perdas de
reclamações de direitos trabalhistas, e processos judiciais a fins.
Uma gestão de controle de
passivos tem em sua visão justamente a prevenção contra esta exposição punitiva,
onde todo o processo burocrático da segurança do trabalho entra em ação. A
elaboração de documentos comprobatórios de execução de atividades preventivas e
o arquivamento dos mesmos são uma das ferramentas principais para o controle
desta gestão, pois são as evidencias documentais que amenizarão estes riscos.
As evidencias documentais
muitas das vezes são vistas como um risco contra a imagem da empresa, o que
deveria ser visto com bons olhos, pois as mesmas comprovam a eficácia da gestão
que tem sido colocada em pratica cotidianamente. Além que as evidencias são a
comprovação de que se tem praticado a segurança propriamente para os
colaboradores.
São inúmeras as evidencias
documentais que incrementam a gestão, desde as comprovações do fornecimento dos
EPI’s, até as inspeções, os relatórios de melhorias, as atualizações dos
programas de prevenção, os controles de saúde medica do trabalho, os controles
de estatísticas, as comprovações dos diálogos de segurança coletiva e
treinamentos individuais, a elaboração da CIPA e comissões diversas de
prevenção, listas de presenças diversas onde comprovam o envolvimento e a
participação dos indivíduos nas questões de segurança do trabalho, os controles
de analises preliminares, Check-List’s de verificações entre outros.
As evidencias documentais
ainda podem se basear nas imagens de campanhas prevencionistas realizadas pelas
comissões internas seja pela CIPA ou pelo SESMT da empresa.
Não há outra forma de se
prevenir contra os passivos trabalhistas, se não por estes métodos, a parte
burocrática da segurança do trabalho pode pesar muito em quesitos trabalhistas,
quando em julgamento e sentenciamento.
Visto que quando se acumula
os passivos se tornará mais difícil para a instituição pelo que só fará
aumentar os custos com os reparos. A economia com a prevenção não só se
diferenciará no bouço da empresa como também no bolço do colaborador que se
acidentar, de forma que a economia com a prevenção proporciona mais vantagens
do que assumir o risco com os passivos trabalhistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário