Beneficio
da segurança do trabalho sobre questões jurídico-trabalhistas
Muitos ao falar de segurança
do trabalho idealizam algo negativo, pois a primeira coisa que acabam
imaginando são os gastos com o investimento, mas aqui tentarei colocar em uma
balança esta questão.
A primeira justificativa que
iremos abordar para conscientizar a resistente liderança que a segurança é um
grande beneficio, é que, a questão só tende a valorização da pessoa como ser humano,
coisa que nos dá a capacidade de perceber quanto somos importantes e quanto
devemos nos sentir a respeito.
Tal comportamento reflete ao
direito de os colaboradores se sentirem valorizados e respeitados em seu
ambiente de trabalho.
A segunda justificativa é
que prevenção de ocorrências indesejáveis sempre será mais benéfico que a
correção das mesmas. Coloquemos na balança; os investimentos com campanhas
educacionais e programas de incentivos onde o investimento será em torno de
impressões de listas de presenças, folhetos, e a aquisição de uma câmera
fotográfica para os registros visuais. A elaboração de um arquivo de evidencias
de segurança do trabalho o que assegurará a empresa em casos de autuações.
Melhor do que esconder as
deficiências é mostrar que as possuam, mas que às estão trabalhando, neste
conceito acredita-se pelo menos as autuações sejam reduzidas relativamente.
Como tudo Judicialmente se
comprova com documentação, então se deve considerar que quanto mais papel
melhor será para os evidenciamentos favoráveis. Deixar à disposição as listas
de presença, os formulários de diálogos de segurança, relatórios de campanhas e
registros de praticas de programas, os formulários de distribuição continua de
EPI’s a disposição da fiscalização será uma solução eficiente para eliminar
incidências de autuações e principalmente nas solicitações trabalhistas de
direitos de insalubridades por partes de reclamantes.
O investimento em
equipamentos de proteção individual deve seguir sobre estudo de orçamento e
monitorado os gastos constantemente, levando em conta a disposição da variedade
existente no mercado, deve-se estudar o tempo de uso entre as rotinas
operacionais para estipular os gastos a fim de aplicar um orçamento definitivo.
As praticas de inspeções e
reparações setoriais já são de rotinas operacionais, então os investimentos
devem se encaixar nos orçamentos da empresa.
As realizações e
atualizações de ASO’s podem ser planejadas e negociadas de forma que não
prejudiquem a produção da empresa. Os gastos devem ser pesquisados com os
valores mais em conta no mercado.
O
outro lado da moeda
O ponto negativo da falta de
gestão de segurança são as consequências, que por mais tardia que sejam venham
a acontecer e gerem mais gastos indevidos, além de, provocar a insatisfação
entre os colaboradores e constantes queixas trabalhistas e sindicais, que só
gerarão perda de tempo nas inúmeras tentativas de negociações e as penalidades
que tendem a se acumular e atumultuarem gerando acréscimos em incidências.
Perdem-se tempo na
contratação e treinamentos de capacitação de substitutos, perdem-se causas
trabalhistas com indenizações, e os afastamentos prejudicam a eficiência do
atendimento ao cliente e a produção.
Fora os constrangimentos
passados frente à fiscalização e o corpo jurídico que marcando a empresa
dificilmente respeitarão a sua imagem.
Em situações extremas o
embargo e a interdição das atividades acontecem para prejudicar ainda mais a
rentabilidade da empresa aumentando ainda mais seus gastos com produção por
horas trabalhadas até então paralisadas, atrasos contratuais gerando multas e
ameaças de encerramentos, processos jurídicos criminais que acompanharão e
responsabilizarão indivíduos.
É ainda para não se gerar
agravantes entre os familiares de colaboradores a empresa perde com a
assistência que deverá prestar aos mesmos em situações de acidentes e óbitos.
A empresa ainda perderá em
sua imagem ao se retratar publicamente quando necessário, além de ter que
sustentar continuamente uma comissão de defesa jurídica com honorários
definidos.
A desestimulação entre os
colaboradores frente à ocorrência de acidentes e óbitos poderão criar impasses
entre relacionamentos profissionais gerando insatisfações, e nas piores
hipóteses, parcerias e círculos profissionais poderão ser desfeitos no
surgimento de ocorrências de acidentes graves.
Como foi informado melhor do
que esconder as deficiências é mostrar que as possuam, mas que às estão
trabalhando, a prevenção em conjunto com o controle de passivos trabalhistas se
tornam necessárias e um grande beneficio para qualquer empresa que as praticam.
Melhor que driblar o sistema é evidenciar o seu compromisso com ele.
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