sábado, 1 de dezembro de 2012

Os benefícios da Organização, Arrumação e Limpeza no ambiente de trabalho.


A O.A.L. Significa Muito em se tratando prevenção de doenças e acidentes do trabalho, pois o conceito na higiene ocupacional revela praticas necessárias diárias e constantes, como o asseio pessoal e ambiental.
O asseio pessoal e a pratica da higiene pessoal já está deixando de ser uma coisa particular e vem se tornando um caso ocupacional desde muito tempo.
Podemos perceber no comportamento humano que a falta do asseio pessoal tem sido causa de muitas manifestações de doenças relacionadas à pele, como por exemplo: Dermatoses, Foliculites, Impertigo, Larva Geográfica.
Em algumas situações pode-se observar no comportamento de alguns colaboradores a insistente repetição do mesmo uniforme que se bobear, o uso gera em torno de uma semana, causando odores insuportáveis, sendo guardados nos armários sem nenhuma consideração.
É fato que em algumas vezes ouvimos reclamações de numero insuficiente de uniformes oferecidos pelas empresas, caso aparte que merece os estudos internos, mas mesmo assim, a conscientização pessoal e individual de cada um precisa ser estimulada.
Agora em se tratando a O.A.L. ambiental, a falta de organização e arrumação dos locais de trabalho pode proporcionar variados tipos de acidentes, como: tropeços em obstáculos, atração de animais peçonhentos, queda de objetos sobre membros e acúmulos de bactérias, fungos e até parasitas.
Obtendo-se esta gestão de O.A.L. poderá perceber a meio e longo prazo resultados e melhorias implantadas, questões de conscientização a praticas comportamentais pessoais e individuais começarão a ser percebidas e motivadas entre todos os colaboradores da empresa.
Então como estimular esta gestão?
Campanhas, distribuição de panfletos educativos, palestras motivacionais, diálogos de segurança e programas de divulgação de incentivos podem ser eficientes na implantação desta politica.

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