sábado, 1 de dezembro de 2012

Os Custos benefícios da segurança do trabalho


Beneficio da segurança do trabalho sobre questões jurídico-trabalhistas

Muitos ao falar de segurança do trabalho idealizam algo negativo, pois a primeira coisa que acabam imaginando são os gastos com o investimento, mas aqui tentarei colocar em uma balança esta questão.
A primeira justificativa que iremos abordar para conscientizar a resistente liderança que a segurança é um grande beneficio, é que, a questão só tende a valorização da pessoa como ser humano, coisa que nos dá a capacidade de perceber quanto somos importantes e quanto devemos nos sentir a respeito.
Tal comportamento reflete ao direito de os colaboradores se sentirem valorizados e respeitados em seu ambiente de trabalho.
A segunda justificativa é que prevenção de ocorrências indesejáveis sempre será mais benéfico que a correção das mesmas. Coloquemos na balança; os investimentos com campanhas educacionais e programas de incentivos onde o investimento será em torno de impressões de listas de presenças, folhetos, e a aquisição de uma câmera fotográfica para os registros visuais. A elaboração de um arquivo de evidencias de segurança do trabalho o que assegurará a empresa em casos de autuações.
Melhor do que esconder as deficiências é mostrar que as possuam, mas que às estão trabalhando, neste conceito acredita-se pelo menos as autuações sejam reduzidas relativamente.
Como tudo Judicialmente se comprova com documentação, então se deve considerar que quanto mais papel melhor será para os evidenciamentos favoráveis. Deixar à disposição as listas de presença, os formulários de diálogos de segurança, relatórios de campanhas e registros de praticas de programas, os formulários de distribuição continua de EPI’s a disposição da fiscalização será uma solução eficiente para eliminar incidências de autuações e principalmente nas solicitações trabalhistas de direitos de insalubridades por partes de reclamantes.
O investimento em equipamentos de proteção individual deve seguir sobre estudo de orçamento e monitorado os gastos constantemente, levando em conta a disposição da variedade existente no mercado, deve-se estudar o tempo de uso entre as rotinas operacionais para estipular os gastos a fim de aplicar um orçamento definitivo.
As praticas de inspeções e reparações setoriais já são de rotinas operacionais, então os investimentos devem se encaixar nos orçamentos da empresa.
As realizações e atualizações de ASO’s podem ser planejadas e negociadas de forma que não prejudiquem a produção da empresa. Os gastos devem ser pesquisados com os valores mais em conta no mercado.

O outro lado da moeda

O ponto negativo da falta de gestão de segurança são as consequências, que por mais tardia que sejam venham a acontecer e gerem mais gastos indevidos, além de, provocar a insatisfação entre os colaboradores e constantes queixas trabalhistas e sindicais, que só gerarão perda de tempo nas inúmeras tentativas de negociações e as penalidades que tendem a se acumular e atumultuarem gerando acréscimos em incidências.
Perdem-se tempo na contratação e treinamentos de capacitação de substitutos, perdem-se causas trabalhistas com indenizações, e os afastamentos prejudicam a eficiência do atendimento ao cliente e a produção.
Fora os constrangimentos passados frente à fiscalização e o corpo jurídico que marcando a empresa dificilmente respeitarão a sua imagem.
Em situações extremas o embargo e a interdição das atividades acontecem para prejudicar ainda mais a rentabilidade da empresa aumentando ainda mais seus gastos com produção por horas trabalhadas até então paralisadas, atrasos contratuais gerando multas e ameaças de encerramentos, processos jurídicos criminais que acompanharão e responsabilizarão indivíduos.
É ainda para não se gerar agravantes entre os familiares de colaboradores a empresa perde com a assistência que deverá prestar aos mesmos em situações de acidentes e óbitos.
A empresa ainda perderá em sua imagem ao se retratar publicamente quando necessário, além de ter que sustentar continuamente uma comissão de defesa jurídica com honorários definidos.
A desestimulação entre os colaboradores frente à ocorrência de acidentes e óbitos poderão criar impasses entre relacionamentos profissionais gerando insatisfações, e nas piores hipóteses, parcerias e círculos profissionais poderão ser desfeitos no surgimento de ocorrências de acidentes graves.
Como foi informado melhor do que esconder as deficiências é mostrar que as possuam, mas que às estão trabalhando, a prevenção em conjunto com o controle de passivos trabalhistas se tornam necessárias e um grande beneficio para qualquer empresa que as praticam.
Melhor que driblar o sistema é evidenciar o seu compromisso com ele.

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